facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Ministério da Economia realiza missão ao Japão para estreitar as relações bilaterais
Notícias Veja mais
Ministério da Economia realiza missão ao Japão para estreitar as relações bilaterais - 15/09/2022

O Ministério da Economia iniciou nesta segunda-feira (12/9) uma missão ao Japão visando ampliar as relações econômicas e comerciais entre os dois países, com expectativa de crescimento do intercâmbio comercial e de novos investimentos. Além de visitas técnicas a plantas industriais, a delegação – chefiada pelo secretário especial de Produtividade e Competitividade, Alexandre Ywata – participará da 14ª Reunião do Comitê Conjunto Brasil-Japão sobre Promoção do Comércio, Investimentos e Cooperação Industrial (Comitê Meti-ME) e da 25ª Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão (Cebraj).

O objetivo da missão é fortalecer parcerias voltadas ao desenvolvimento sustentável, com foco na descarbonização e em segmentos como mobilidade e logística, semicondutores, energia renovável e infraestrutura. Nessas ocasiões, serão ressaltados, também, temas como Propriedade Intelectual, Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) e Startups.

O Japão é hoje um dos 10 principais parceiros comerciais do Brasil, além de ser um dos maiores investidores estrangeiros no país, em diferentes setores. De acordo com a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec), há espaço para ampliar esses fluxos de investimentos devido às características complementares entre as duas economias, e o Brasil pode contribuir ainda mais, por exemplo, para a segurança alimentar e energética do Japão.

Agenda

Nesta segunda-feira (12/9), a delegação brasileira participou de encontros com representantes da companhia Primearth EV Energy (Peve) e da Toyota para conhecer a estratégia de eletrificação da montadora japonesa. Foram realizadas visitas às plantas de baterias de lítio da Peve em Omori, e à planta de Motomachi – onde a Toyota produz veículos especiais em série. O grupo também assistiu a apresentações de atividades relacionadas a hidrogênio e sobre aquisição de semicondutores.

Na terça-feira (13/9), a delegação se reúne com executivos da fabricante de semicondutores Renesas e depois participa da 25ª Reunião Plenária do Cebraj, em Tóquio. A Plenária prossegue na quarta-feira (14/9).

Já na quinta-feira (15/9), ainda em Tóquio, a comitiva brasileira estará no Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (Meti), para a 14ª Reunião do Comitê Meti-ME.

O último compromisso ocorrerá na sexta-feira (16/9), em almoço de trabalho na residência do embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, onde serão avaliados os temas tratados durante a missão e discutidos os próximos passos a serem adotados. O retorno da comitiva ao Brasil está previsto para sábado (17/9).

Publicado em 12/09/2022 pelo(a) Portal Oficial do Governo Federal

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/ministerio-da-economia-realiza-missao-ao-japao-para-estreitar-as-relacoes-bilaterais
Calendário de eventos
Abril