Cinco das dez primeiras posições no ranking BrandZ, das 50 marcas mais valorizadas da América Latina, são brasileiras. A Petrobras é a primeira delas, com valor de US$ 10,5 bilhões. Em segundo ficou a mexicana Telcel, com US$ 8,44 bilhões e em terceiro e quarto lugares dois bancos brasileiros: Bradesco (US$ 6,69 bilhões) e Itáu Unibanco (US$ 6,60 bilhões). Embora com a ressalva de que ainda há um longo caminho a percorrer, Valkiria Garré, diretora da consultoria Millward Brown no Brasil, responsável pela edição do ranking, diz que há um movimento interessante de valorização de marcas nos últimos dois anos. “A Natura e a Skol, por exemplo, não perderam valor, mesmo com a crise global”, nota ela. O gerente regional da Comunicação Institucional da Petrobras em São Paulo, Diego Pila, ressalta que, aos 59 anos, a Petrobras é bem reconhecida e estruturada. “Agora nosso desafio é competir com marcas globais”, disse. Esta é a primeira edição do ranking exclusiva para a América Latina. O estudo foi feito com base em entrevistas com mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países e analisou mais de 50 mil marcas.
As 50 Marcas Mais Valiosas em 2012
Ranking 2012
Categoria Marca Valor da marca em 2012 (US$ bi)
Energia Petrobras (BR) 10,560
Provedor de Comunicação Telcel (MX) 8,449
Instituição Financeira Bradesco (BR) 6,690
Instituição Financeira Itaú Unibanco (BR) 6,606
Provedor de Comunicação Comcel (CLB) 5,513
Varejo Falabela (CH) 5,263
Cerveja Corona (MX) 5,114
Cerveja Skol (BR) 4,698
Instituição Financeira Banco do Brasil (BR) 4,574
Provedor de Comunicação Claro (MX) 4,336
- Missão comercial abre portas no mundo árabe para empresas brasileiras
- Em Seul, 'cardápio' de produtos brasileiros conquista mercado asiático
- Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
- Santiago Penã, Presidente eleito do Paraguai, visita a Associação Comercial de São Paulo
- Balança comercial brasileira teve superávit de US$ 1,703 bilhão
- Departamento de Comércio Exterior da ACSP recebe visita do novo Embaixador da Turquia
- Exportações crescem 2,8% até terceira semana de junho
- Brasil e Reino Unido reforçam parcerias bilaterais em comércio e investimentos
- MDIC lança consulta pública sobre comércio exterior e desenvolvimento sustentável
- Departamento de Comércio Exterior da ACSP recebe Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico pa