Macau, China, 03 mai (Lusa) - Empresários de Macau e da China iniciam na sexta-feira na capital brasileira uma visita de contactos com as autoridades e grupos empresariais integrados nas atividades do Fórum Macau, foi hoje anunciado.
A delegação, com um total de 55 pessoas, será chefiada por Jiang Yaoping, vice-ministro do Comércio chinês, e pelo Secretário para a Economia e Finanças do Governo de Macau, Francis Tam, e integra, em termos políticos, vários responsáveis do Fórum Macau e do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau.
Além de Brasília, a delegação desloca-se ao Rio de Janeiro e a São Paulo e terá, fundamentalmente, contactos empresarias ou com associações comerciais de forma a potenciar o conhecimento mútuo e explorar oportunidades de negócio entre empresários brasileiros, da China e de Macau, através da ponte de contacto que Macau desempenha na ligação entre os países de expressão portuguesa e a República Popular da China.
Além dos contactos políticos e empresariais, decorrerá no dia 08 de maio, em São Paulo, uma sessão de apresentação sobre as oportunidades de investimento e de cooperação entre a China (Interior da China e Macau) e o Brasil.
O Brasil é o principal parceiro comercial da China no seio dos países de língua portuguesa e de acordo com os dados da alfândega chinesa divulgados recentemente pelo Fórum Macau, Pequim comprou aos oito países do universo lusófono no primeiro trimestre, bens no valor de 19,2 mil milhões de dólares (14,5 mil milhões de euros), mais 21 por cento do que entre janeiro e março do ano passado, e vendeu à lusofonia produtos avaliados em 8,6 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros), mais 16 por cento.
Entre Brasília e Pequim, nos primeiros três meses de 2012, o volume de trocas comerciais atingiu 17,9 mil milhões de dólares (13,6 mil milhões de euros), valor que traduz uma subida de 11,6 por cento face ao período homólogo do ano passado.
As exportações da China para o Brasil totalizaram 7,2 mil milhões de dólares (5,5 mil milhões de euros) - mais 19 por cento do que nos primeiros três meses de 2011 -, enquanto os bens adquiridos pelo gigante asiático ao Brasil alcançaram 10,7 mil milhões de dólares (8,1 mil milhões de euros), o equivalente a um aumento anual de 7,1 por cento.
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