facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: MDIC apresenta Siscoserv em reunião da Unasul
Notícias Veja mais
MDIC apresenta Siscoserv em reunião da Unasul - 19/08/2013

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio do Departamento de Políticas de Comércio e Serviços da Secretaria de Comércio e Serviços, convidado pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul), apresentou o Siscoserv no Seminário Comercio Intrarregional y Capacidad Productiva.

O encontro aconteceu em Montevidéu, na sede da ALADI, no Uruguai, e teve como uma das metas estimular a integração comercial dos setores de serviços entre Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, mediante a qualificação das estatísticas oficiais.

Para o diretor do Departamento de Políticas Públicas de Comércio e Serviços do MDIC, Maurício do Val, os grandes avanços que têm sido alcançados pelo Brasil no desenvolvimento e implantação do Siscoserv possibilitam a geração de dados estatísticos atualizados bastante desagregados do comércio exterior de serviços do Brasil com cada um dos países integrantes da UNASUL, viabilizando o desenvolvimento de esforços bilaterais conjuntos para intensificação do comércio a partir da identificação dos serviços e dos intangíveis mais importantes no fluxo comercial entre o Brasil e esses países.

No evento, Maurício do Val destacou a importância da qualificação das estatísticas oficiais do comércio exterior de serviços para que os governos tenham mais segurança e consequentemente estejam mais aptos a serem formuladores de demandas e ofertas de acesso a mercados no âmbito das negociações internacionais em serviços.

O Siscoserv, que está em vigor há um ano, nasceu da necessidade de se estabelecer um referencial para a formulação de políticas públicas sobre serviços, que anteriormente a ele foram prejudicadas pela ausência de dados precisos sobre as operações de comércio exterior de serviços. O Sistema tem gestão conjunta da Secretaria da Receita Federal do Brasil e da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC.

MDIC
Calendário de eventos
Abril