Na semana passada, o presidente da associação chinesas de indústrias produtoras de carne CMA (China Meat Association), Li Shuilong, esteve visitando o Brasil com o propósito de ampliar os laços comerciais entre os dois países. Depois de conhecer algumas das empresas filiadas à Abrafrigo, Shuilong atestou: as unidades “estão adequadas e aptas a também exportar seus produtos para a China”.
Nesta segunda-feira (21), a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos) reforçou que o crescimento do consumo de carnes na China vem abrindo um leque de oportunidades para os frigoríficos brasileiros de médio porte interessados em exportar seus produtos. A CMA estima que a China deva aumentar o consumo anual de carnes em 300 mil toneladas, o que a Abrafrigo atribui ao “aumento da renda da população daquele país”.
Também de acordo com os dados da Abrafrigo, atualmente o Brasil possui apenas 19 fábricas exportadoras para a China, e a maioria delas, pertencentes a poucos grandes grupos empresariais, um número que a CMA está fortemente empenhada a aumentar, com vistas a acompanhar o crescimento do consumo no país asiático.
Em outubro, a Abrafrigo havia assinado com a CMA um acordo de cooperação para garantir o acesso ao mercado chinês para frigoríficos brasileiros de médio porte. Em nota, a Abrafrigo lembrou: “a China é o principal importador da carne bovina brasileira, e gradualmente vem elevando suas compras via cidade-estado de Hong Kong e via China Continental, sendo responsável por 37,3% das exportações do país de carne bovina in natura e processada realizadas de janeiro a outubro de 2016”.
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