facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Apex busca empresas inovadoras que querem investimento
Notícias Veja mais
Apex busca empresas inovadoras que querem investimento - 03/09/2014

Empresas brasileiras com projetos inovadores e com impactos sociais e ambientais positivos podem se inscrever na "2ª Rodada de Impact Investing" promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

As companhias inscritas vão apresentar seus projetos e produtos para potenciais investidores de "venture capital" e "private equity". Nessas modalidades, os investidores compram uma parcela minoritária em empresas de capital fechado para promover seu desenvolvimento. As inscrições para participar desta rodada foram prorrogadas e se encerram na próxima sexta-feira (05).

A rodada é uma oportunidade para que empresas em busca de capital se apresentem a potenciais investidores. Outros eventos do gênero já foram realizados para companhias dos setores de serviço ou com foco em exportação.

De acordo com o analista de negócios internacionais da Gerência Executiva de Investimentos da Apex, Gilberto Socoloski Junior, a iniciativa surgiu do interesse das empresas e de investidores estrangeiros. "Existe um apetite pela formação de fundos de investimento com esta tendência de aplicar em empresas que desenvolvam o [setor] socioambiental em países emergentes", disse.

Socoloski afirmou que existe o potencial de investimento de até US$ 40 bilhões em empresas dessa área no mercado brasileiro. Alguns dos exemplos citados pelo executivo são companhias que promovam o microcrédito para o desenvolvimento de regiões carentes ou desenvolvam sistemas de tratamento de resíduos sólidos urbanos.

As empresas vão receber os benefícios devem ser brasileiras. Os fundos interessados em investir nelas podem ser nacionais ou internacionais. O foco, contudo, está em atrair estrangeiros. De acordo com Socoloski, investidores dos Estados Unidos e da Europa são os que apresentam mais interesse nesses projetos.

Processo seletivo

Para participar, a empresa interessada precisa preencher um formulário no site da Apex, onde será preciso descrever os processos ou produtos inovadores. Socoloski e outros dois profissionais da Apex irão selecionar até 20 companhias brasileiras por meio deste formulário.

As empresas classificadas para a segunda etapa de seleção irão participar de uma "banca presencial" que será realizada em São Paulo nos dia 22 e 23 de setembro. Seus representantes terão 15 minutos para apresentar a empresa, os processos, o produto e seu plano de negócios, e outros 15 minutos para responder aos questionamentos. Nessa fase, serão escolhidas 12 companhias que terão a oportunidade de se apresentar para os potenciais investidores. Esse encontro será realizado também em São Paulo, em 03 de dezembro.

Entre o período em que as 12 finalistas forem escolhidas e a data da apresentação, as companhias receberão um treinamento de técnicos da Apex para ajudá-las a apresentar suas características mais importantes para receber investimentos. No encontro com os investidores, os representantes só terão 15 minutos mostrar seus projetos.

A Apex não intervém nas negociações depois que empresas e fundos começam a negociar. Segundo Socoloski, as negociações costumam demorar de um ano e meio a dois anos para se concretizar. As empresas não precisarão pagar para participar, mas serão responsáveis pelos seus custos durante o processo.

Já os investidores poderão se inscrever até o fim de outubro.

Serviço

Formulário e regulamento para as empresas: http://www.apexbrasil.com.br/emails/institucional/2014/72/html2/

Formulário em português para investidores: http://www.apexbrasil.com.br/inscricoes/institucional/2014/64/index.htm

Formulário em inglês para os investidores: http://www.apexbrasil.com.br/inscricoes/institucional/2014/65/index.htm

Mais informações: http://www2.apexbrasil.com.br/

ANBA
Calendário de eventos
Abril