O presidente da Apex-Brasil e Comissário-geral do Brasil para a Expo 2020 (a ser realizada em Dubai entre outubro de 2020 e abril de 2021), Sergio Segovia, participou, na manhã desta quinta-feira, da Groundbreaking Ceremony, que marca o início simbólico da construção de nosso pavilhão, que deve efetivamente começar em dezembro. De acordo com os organizadores do evento em Dubai, o Brasil é, neste momento, o país em estado mais avançado de preparação de todo o continente americano, incluindo EUA e Canadá.
O projeto do pavilhão, de JPG.ARQ, MMBB e Ben Avid, foi selecionado por meio de concurso, organizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil e foi inspirado pelas águas brasileiras. “Pretendemos oferecer uma experiência de imersão sensorial, em que o visitante será convidado a interagir com um enorme espelho d´água, com odores, variações de temperatura, muita sonoridade e um visual fascinante. De dia, será um espaço de sombra, descanso; à noite, um cubo luminoso flutuante. Esperamos que isso tudo produza em quem passar por lá uma conexão emocional permanente com o Brasil. Mostraremos um país aberto ao mundo, cheio de oportunidades, moderno, produtivo, ambientalmente consciente e sustentável”, destaca o presidente da Apex-Brasil e Comissário-geral do Brasil para a Expo 2020, Sergio Segovia.
Participaram da Groundbreaking Ceremony, além de Segovia, o Embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos (EAU), Fernando Igreja, e o Diretor-Executivo do Comitê Organizador, Najeeb Mohammed Al-Ali. Estiveram também presentes cerca de 15 brasileiros que integram a equipe do comitê organizador da Expo. De acordo com o planejamento da Organização da Expo, a maior parte dos visitantes será formada por nacionais dos EAU e por turistas chineses e indianos. “São mercados extremamente relevantes para os produtos brasileiros. O que esperamos é contribuir para que os visitantes que passem por nosso pavilhão desenvolvam uma conexão permanente com o Brasil, de modo que, quando entrem em contato com um produto brasileiro, seja ele econômico ou cultural, o resultado seja uma associação positiva”, explica Segovia.
O Pavilhão também apresentará oportunidade de ativação de marcas e de produtos brasileiros no mercado local e regional. Aproveitando a presença brasileira na Expo como atrativo, já no dia 11 de novembro de 2019, a Apex-Brasil realizará, em conjunto com a Embaixada dos EAU em Brasília, um webinar para chamar a atenção das empresas brasileiras para as oportunidades disponíveis por lá. “Já temos mais de 200 empresas inscritas. Esperamos, dessa forma, que a participação na Expo seja também uma plataforma para uma presença cada vez maior de nossas empresas naquele mercado”, complementa o presidente da Apex-Brasil.
O investimento total previsto para a Expo 2020 é de cerca de 25 milhões de dólares, semelhante ao que foi investido em nossa participação na última Expo, realizada em Milão, em 2015. Em termos comparativos, é cerca de metade do valor anunciado por países como Alemanha e Nova Zelândia, e equivalente às quantias investidas por Chile, Espanha, Rússia e Suíça na última Expo. A expectativa é que a empresa selecionada para construir o pavilhão seja conhecida ainda em novembro e que a “mobilização para o lote”, que marca formalmente o início da construção, ocorra em dezembro. A construção deve ser finalizada dentro dos prazos da organização da Expo Dubai (construção externa em abril; acabamentos em julho), de modo que tudo esteja pronto para testes em setembro de 2020, um mês antes da abertura oficial do evento, prevista para outubro.
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