As exportações brasileiras de biscoitos cresceram 14% no acumulado deste ano até março. A receita com vendas ficou em US$ 34,3 milhões de janeiro a março, o maior valor para o período desde 2009, segundo dados da Associação Nacional das Indústrias de Biscoitos (Anib). No mesmo período de 2013, as exportações estavam em US$ 29,9 milhões.
Nos três primeiros meses deste ano, a maior receita (US$ 16,65 milhões) veio das vendas para América do Sul, que respondeu por quase metade - 48% - de tudo o que a indústria brasileira faturou com exportações. A África foi o segundo maior destino, com 27% e US$ 9,32 milhões, e a América do Norte foi a terceira região do mundo que mais comprou bolachas do Brasil: 16% do total, o equivalente a US$ 5,2 milhões.
Por ordem, a maior compradora foi Angola, seguida de Paraguai, Estados Unidos, Venezuela, Uruguai, Chile, Cuba, Argentina, Portugal e Bolívia. Os destaques nas exportações, no período, foram os biscoitos e bolachas, seguidos pelo wafers e waffles.
Segundo material divulgado pela Anib, os números refletem o trabalho desenvolvido pela entidade em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). As duas levam adiante a promoção dos biscoitos brasileiros no exterior, sob a marca Happy Goods.
As empresas do setor participaram, no começo deste ano, da Gulfood, feira do setor de alimentação que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
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