O Brasil é o principal mercado de Tecnologia da Informação na América Latina, estimado em 23 bilhões de dólares. Tem as empresas mais sofisticadas e um cenário de negócios favorável, capaz de alavancar as exportações brasileiras de produtos e serviços, que ficaram em 9,6 bilhões de dólares em 2011. A conclusão é de um estudo inédito feito pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) em parceria com a Apex, e apresentado no fim de junho, na 3ª edição Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços. O estudo avaliou e comparou o cenário de negócios no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia e Costa Rica. A expansão das exportações é importante, na visão dos analistas, para equilibrar a balança comercial de TI, que registrou déficit de 37,8 bilhões de reais no mesmo período. Os maiores concorrentes das empresas brasileiras de TI são México e Colômbia, que podem disputar fatias importantes nos mercados dos Estados Unidos, América Latina e aqui mesmo no Brasil. Um dos indicadores deste risco na Colômbia, por exemplo, é a existência de um número crescente de colombianos estudando português. As empresas do México, juntamente com as da Costa Rica, são as que mais se expandiram além das fronteiras do seu país.
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