facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Ministérios da Economia e do Turismo alinham ações conjuntas para a melhoria dos negócios no setor
Notícias Veja mais
Ministérios da Economia e do Turismo alinham ações conjuntas para a melhoria dos negócios no setor - 08/09/2021

Publicado em 03 de setembro de 2021 às 16h30 / Atualizado em 03 de setembro de 2021 às 18h29

A melhoria do ambiente de negócios no turismo foi o tema de reunião entre o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. No encontro foi acertada uma atuação conjunta entre os dois órgãos para a criação de um cenário mais seguro e propício para destravar o ambiente de negócios e atrair cada vez mais investidores, de modo a impulsionar o turismo no país.

“Os ministérios do Turismo (MTur) e da Economia (ME), por meio da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade, vão trabalhar juntos pela melhoria do ambiente de negócios no turismo, o que é importantíssimo neste momento de retomada das atividades turísticas. Uma das prioridades na nossa gestão é ‘desatrapalhar´ o investidor que quer empreender no Brasil”, destacou Gilson Machado Neto. “Atrair mais investimentos para o Brasil significa mais geração de emprego e renda para o nosso país, além de impulsionar o setor de turismo com uma melhor infraestrutura”, completou o ministro.

Machado Neto contou ainda que, em junho deste ano, apresentou o potencial da Região Norte em especial Santarém e Belterra, no Pará a um grupo de investidores espanhóis. Segundo ele, “os convidados ficaram encantados com as belezas do rio Tapajós”. E complementou: “Não tenho dúvidas de que essa experiência permitiu que investidores espanhóis conferissem pessoalmente o que eu sempre tenho dito sobre o nosso potencial: o Brasil é o país mais preservado no mundo e o melhor país para se investir”.

O secretário especial de Produtividade e Competitividade do ME citou uma ação recente em Angra dos Reis (RJ) que contou com a participação de representantes do Ministério do Turismo e teve o objetivo de ouvir as demandas de empresários locais.

“Tem um mês que fomos lá. Ouvimos todas as esferas de governo, ministérios, juntamos os empresários da região e perguntamos o que os atrapalhava. Com isso, fechamos um mapeamento e acionamos os demais órgãos para destravar os gargalos identificados”, afirmou o secretário, ao apontar que a iniciativa foi frutífera e que, com apoio do MTur, deve se repetir em outras regiões do país para subsidiar a elaboração de planos de ação.

O Ministério do Turismo também já vinha realizando iniciativas semelhantes nos últimos anos, com foco no setor público, como na Rota das Emoções (CE/MA/PI), Jalapão (TO) e Serra da Capivara (PI). Agora, a proposta é alinhar os setores públicos e privados para destravar investimentos nestas esferas.

Durante o encontro foram discutidas ainda ações relacionadas à redução dos custos e aumento da competitividade no setor de transporte aéreo, estímulo ao turismo em águas nacionais e apoio às microempresas do setor de turismo.

A notícia foi publicada pelo Portal do Governo Federal

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/setembro/ministerios-da-economia-e-do-turismo-alinham-acoes-conjuntas-para-a-melhoria-do-ambiente-de-negocios-no-setor
Calendário de eventos
Abril