facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Joe Biden é eleito presidente dos EUA após vitória na Pensilvânia
Notícias Veja mais
Joe Biden é eleito presidente dos EUA após vitória na Pensilvânia - 16/11/2020

Joe Biden foi eleito neste sábado (7) o 46º presidente dos Estados Unidos. A vitória foi anunciada após projeções de institutos e meios de comunicação indicarem a vitória do democrata na Pensilvânia.

Com isso, Biden ultrapassou os 270 delegados no colégio eleitoral. O presidente Donald Trump, derrotado, não reconheceu o resultado e disse que vai recorrer à Justiça.

Sem apresentar provas, Trump reclama de uma suposta fraude na apuração de alguns estados em que perdeu. Até agora, nenhuma autoridade reportou qualquer irregularidade na contagem dos votos.

Votação popular e colégio eleitoral

 

Até a noite deste sábado (7), Biden somava 290 delegados no colégio eleitoral, contra 214 de Trump. Veja o mapa da apuração.

Se vencer na Geórgia, onde lidera, chega a 306 e iguala o número que Trump conquistou em 2016 ao derrotar Hillary Clinton.

A projeção do resultado feita por estatísticos a serviço de institutos e meios de comunicação não é oficial, mas historicamente aceita pela sociedade americana em eleições presidenciais. Entenda como funciona.

Os Estados Unidos não têm um tribunal eleitoral de âmbito nacional, como o Brasil, e a apuração é de responsabilidade de cada estado. A contagem demora semanas, e a projeção permite saber com antecedência quem será o vencedor.

https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/11/07/joe-biden-vence-na-pensilvania-e-garante-votos-para-ser-eleito-presidente-dos-eua-aponta-projecao-da-ap.ghtml
Calendário de eventos
Março