facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: China parabeniza Biden pela vitória nas eleições dos EUA
Notícias Veja mais
China parabeniza Biden pela vitória nas eleições dos EUA - 16/11/2020

Por G1

China enviou nesta sexta-feira (13) felicitações a Joe Biden por sua eleição como 46º presidente dos Estados Unidos, quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata.

"Respeitamos a escolha do povo americano. Enviamos nossas felicitações a Biden e a Harris", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Wang Wenbin, citando também a vice-presidente eleita, Kamala Harris.

Na segunda-feira (9), Wenbin havia se limitado a dizer: "Entendemos que o resultado das eleições presidenciais americanas será determinado de acordo com as leis e procedimentos dos EUA".

Em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou o presidente dos EUA, Donald Trump, no dia seguinte à eleição.

Mas, neste ano, Trump ainda não admitiu a derrota. O republicano diz sem apresentar provas que houve fraude e tenta reverter o resultado na Justiça.

A maioria dos líderes mundiais parabenizaram Biden e Harris ainda no sábado (7), quando a vitória democrata foi projetada pelos veículos de comunicação americanos.

A lista também inclui o presidente mexicano, López Obrador, e o ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

Brasil e Biden

 

Sem citar Biden, Bolsonaro afirmou na terça-feira (10) "quando acaba a saliva, tem que ter pólvora". O presidente brasileiro se referia à Amazônia.

Ainda como candidato, o presidente eleito dos EUA disse que buscaria "organizar o hemisfério e o mundo para prover US$ 20 bilhões para a Amazônia". Afirmou ainda que o Brasil pode enfrentar "consequências econômicas significativas" se não parar de "destruir" a floresta.

Nesta sexta-feira, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que a vitória de Biden "está cada vez mais sendo irreversível""Como indivíduo, eu reconheço [o resultado], mas temos que olhar que eu não respondo pelo governo", afirmou Mourão.

Rússia critica eleição americana

Na segunda-feira (9), o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, afirmou que "é correto esperar os resultados oficiais das eleições".

Ontem, o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, chamou o sistema eleitoral americano de "arcaico" e afirmou que "parabéns são enviados antes da publicação dos resultados quando não há disputa".


https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/11/13/china-parabeniza-biden-pela-vitoria-nas-eleicoes-dos-eua.ghtml
Calendário de eventos
Abril