Oportunidades de comércio e possíveis investimentos entre Brasil e países do Oriente Médio foram os temas centrais do primeiro dia da Missão Comercial aos Emirados Árabes Unidos da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Uma comitiva formada por 22 representantes de 18 empresas brasileiras partiu no dia 3 de março, de São Paulo, rumo a Dubai com o objetivo promover encontros entre empreendedores brasileiros e estrangeiros e fomentar novos negócios.
No domingo (06), primeiro dia em terras asiáticas, o grupo, liderado por Alfredo Cotait Neto, presidente da ACSP, participou de um almoço de boas-vindas no Kempinski Hotel Mall of the Emirates, hotel oficial da delegação.
Cotait, Damaris Eugenia Avila da Costa, presidente do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx) da ACSP, e Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da ACSP, falaram aos convidados.
“Tenho lutado muito para que nossas autoridades governamentais entendam a importância do comércio exterior. O Brasil somente vai conseguir ter uma alavancagem econômica se houver um aumento nas importações e, para isso, precisamos ter uma política de comércio exterior, que ainda nos falta”, disse Cotait.
O “Panorama de Negócios de Dubai” foi apresentado pela chefe do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o Oriente Médio e o Norte da África, Karen Fernandes Jones.
Ainda no primeiro dia, os empresários realizaram uma série de visitas técnicas.
A missão conta com empresas representantes de vários setores, entre eles, o de Alimentos; Casa e Construção; Cosméticos; Higiene Pessoal e Limpeza; Máquinas e Equipamentos; e Moda, que inclui sapatos, vestuários, moda praia, fitness e acessórios.
OPORTUNIDADES
Nesta segunda, 7/03, as empresas terão uma rodada de negócios com empreendedores dos Emirados Árabes Unidos, do Catar, de Omã e do Bahrein. Nações que, segundo o Fórum Econômico Mundial, estão entre as 40 economias mais competitivas do mundo.
Na terça-feira (8) os empresários brasileiros participarão de novas rodadas de negócio, desta vez com empresas importadoras estabelecidas em Dubai.
Na quarta-feira (9), a agenda prevê visitas técnicas em Jafza, Zona Franca de Jebel Ali, cidade portuária dos Emirados Árabes.
Quinta (10) e sexta-feira (11) a comitiva terá atividades no Dubai World Expo - Expo 2020 Dubai, um dos mais importantes eventos de inovação e comércio do mundo.
Realizada pela primeira vez no Oriente Médio, a Expo Dubai 2020 teve um investimento de US$ 7 bilhões. A exposição mundial conta com mais de 200 pavilhões e a presença de 191 países.
A notícia foi publicada em 07/03/2022 pelo Diário do Comércio.
- Missão comercial abre portas no mundo árabe para empresas brasileiras
- Em Seul, 'cardápio' de produtos brasileiros conquista mercado asiático
- Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
- Santiago Penã, Presidente eleito do Paraguai, visita a Associação Comercial de São Paulo
- Balança comercial brasileira teve superávit de US$ 1,703 bilhão
- Departamento de Comércio Exterior da ACSP recebe visita do novo Embaixador da Turquia
- Exportações crescem 2,8% até terceira semana de junho
- Brasil e Reino Unido reforçam parcerias bilaterais em comércio e investimentos
- MDIC lança consulta pública sobre comércio exterior e desenvolvimento sustentável
- Departamento de Comércio Exterior da ACSP recebe Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico pa