facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Serviços Exclusivos :: Eventos e Workshops
Serviços Exclusivos

Banner ACCertifica Origem

O Projeto Eventos e Workshops | Promoção Comercial | SIAEXP Prêmio Exporta, São Paulo


Eventos e Workshops

Os eventos são a principal atividade de mobilização e sensibilização de produtores paulistas de pequeno porte para negócios de exportação, desenvolvida pelo Projeto Exporta, São Paulo. Realizados em todo o Estado, são compostos de seminário, encontros de negócios e despachos executivos.

As abordagens têm sido genéricas, setoriais e voltadas a questões específicas de competitividade. Nos seminários, são apresentadas as linhas de ação do Projeto e debatidas questões relativas a duas áreas-problema das exportações brasileiras: logística e financiamentos. Desde 2010, o tema inovação tecnológica foi incorporado à sua estrutura.

Os encontros de negócios visam dar ao evento um caráter prático, ressaltando o compromisso do Projeto com a realização efetiva de novos negócios de comércio internacional e a ampliação da base exportadora paulista.

Os despachos executivos têm o propósito de apresentar os potenciais exportadores e os que estão iniciando suas vendas externas a entidades e empresas com interesses comuns aos do Projeto, cujas atividades integram importantes etapas do processo de importação e exportação.
Alguns exemplos estão citados a seguir:

- O SEBRAE-SP está focado em ações voltadas a ganhos de competitividade de produtores de micro e pequeno porte do Estado
- O Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, por meio do Programa de Apoio Tecnológico à Exportação – PROGEX, desenvolve projetos de adequação de produtos a mercados externos, em observância a normas técnicas em vigor, nos países-alvo das exportações brasileiras. Tais projetos contribuem, também, para o fortalecimento de produtores locais na concorrência com bens importados
- As atividades de fomento à inovação e ao empreendedorismo da Agência USP de Inovação aumentam a competitividade de produtores paulistas
- A Cia. Docas do Estado de São Paulo – CODESP tem dado importante apoio ao desenvolvimento de operações logísticas 24 horas, em especial para a implementação do Porto 24 Horas no complexo portuário santista.

 

Exportar para Crescer

Na sequência dos eventos Exportar Para Crescer, o Projeto promove uma série de workshops em áreas do comércio internacional onde existe potencial para a racionalização de procedimentos, com perspectivas de reduções de custos ou agregação de valor. Os resultados desses trabalhos proporcionam ganhos de rentabilidade de exportações, representando, portanto, um 'câmbio adicional' ao exportador, que se torna, assim, mais competitivo.

Os workshops, além de manter aquecida a mobilização proporcionada pelos eventos Exportar Para Crescer, visam capacitar os produtores para os desafios da competição global.

Nos eventos, os produtores recebem relatórios preliminares “Ameaças e Oportunidades no Mercado Global”, fortalecendo-se, assim, a interação com o Projeto. 

A Inteligência Comercial do Projeto é elaborada pela equipe da São Paulo Chamber of Commerce, sendo caracterizada pelo conjunto de informações e análises necessárias à formação de competidores globais, com a indicação de possíveis mercados onde podem atuar.

Para cada NCM indicada pelo produtor, ao fazer com a devida antecedência a sua inscrição no evento, informam-se dados recentes de importações ilustrativas das 'ameaças' que ele está sofrendo com a concorrência de produtos importados, em especial os provenientes da China. Por outro lado, os dados sobre exportações visam chamar a atenção do produtor para as 'oportunidades' existentes no exterior, em particular em países com crescimento regular de suas economias. O relatório é complementado por uma relação de potenciais importadores, estabelecidos nesses países.


Calendário de eventos
Março