facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Secretário especial de Comércio Exterior destaca papel dos Brics na passagem dos últimos 15 anos
Notícias Veja mais
Secretário especial de Comércio Exterior destaca papel dos Brics na passagem dos últimos 15 anos - 08/09/2021

Publicado em 03 de setembro de 2021 às 15h43

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Roberto Fendt, participou nesta sexta-feira (3/9) da 11ª Reunião de Ministros de Comércio dos Brics bloco de países emergentes formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A videoconferência antecede a 13ª Cúpula dos Brics, no próximo dia 9.

O encontro tratou de pautas discutidas ao longo do ano pelo Grupo de Contato sobre Temas Econômicos e Comerciais (CGETI, na sigla em inglês), que, no Brasil, é copresidido pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores. As autoridades debateram questões como a cooperação no sistema multilateral de comércio; proteção do consumidor no comércio eletrônico; cooperação em propriedade intelectual; cooperação em serviços profissionais; e parceria econômica em comércio e investimentos.

Durante a reunião, o secretário lembrou que este ano de 2021 marca os 15 anos do bloco e os 10 anos de trajetória comercial. “Enquanto o mundo se recupera da pandemia, em meio ao aumento dos esforços de vacinação, estamos reunidos aqui hoje para celebrar os 15 anos dos Brics e discutir a maneira de levar adiante de forma pragmática nossa parceria econômica”, declarou.

Fendt destacou que, nesse período, as exportações do bloco para o mundo cresceram 125%, atingindo um total de US$ 3,5 trilhões. Considerando apenas as exportações intraBrics, houve um aumento de 293%, totalizando US$ 355 bilhões em 2019. “Esses números demonstram não apenas a força desses países, mas também indicam o potencial inexplorado que temos, tanto que, em 2011, nossos líderes deliberaram sobre a necessidade de estabelecer uma rota comercial dos Brics”, pontuou.

Segundo o secretário especial, chegar ao final da primeira década de cooperação comercial é uma oportunidade de revisitar o que foi alcançado, a fim de permitir pensar no futuro. "À medida que nossa cooperação se fortalece, prevejo uma nova década frutífera em engajamento e colaboração prática, que continuará a fazer jus ao nosso potencial comercial e força econômica”, conclui Fendt.

Cúpula dos Brics

Em 2021, a 13ª Reunião de Cúpula dos Brics será realizada em formato virtual, quinta-feira próxima (9/9). A presidência indiana definiu o tema “Brics@15: Cooperação IntraBrics para Continuidade, Consolidação e Consenso”, o qual se desdobra em três pilares de cooperação: política e segurança; econômico e financeiro; cultural e de pessoa para pessoa.

A notícia foi publicada pelo Portal do Governo Federal

https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/noticias/2021/setembro/secretario-especial-de-comercio-exterior-destaca-papel-dos-brics-na-passagem-dos-15-anos-de-criacao-do-bloco
Calendário de eventos
Março