facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Ministério da Economia muda metodologia das estatísticas da balança comercial
Notícias Veja mais
Ministério da Economia muda metodologia das estatísticas da balança comercial - 16/04/2021

O Ministério da Economia anunciou hoje revisões na metodologia da compilação das estatísticas da balança comercial. Entre as principais mudanças, estão a separação de dados relativos ao Repetro, a inclusão das importações feitas sob amparo do Recof e a contabilização da energia elétrica gerada por Itaipu nas importações.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o objetivo é “aprimorar a qualidade, a disponibilidade dos dados e aumentar a transparência dos processos de compilação e disseminação das estatísticas brasileiras de comércio exterior”.

“É importante destacar que as trajetórias dos fluxos comerciais não se alteraram, com ajustes marginais e concentrados em setores específicos. Com isso, as tendências de queda ou crescimento se mantiveram, pouco impactando em análises da dinâmica das exportações e importações”, destaca o ministério em nota.

Em relação ao Repetro, passarão a ser divulgadas separadamente tanto as informações de exportações quanto de importações. As exclusões alcançam plataformas e outros equipamentos usados na exploração de petróleo e gás que foram fabricados no Brasil, exportadas definitivamente na modalidade ficta, recepcionadas em admissão temporária e, mais recentemente, nacionalizadas de forma definitiva. Esse último movimento ocorreu na esteira do fim do regime, no fim do ano passado.

Há ainda outras mudanças, como a divulgação de informações de frete e seguro nas importações; o tratamento de registros com erro de digitação por parte dos declarantes nas importações; melhorias de precisão dos dados com obtenção de retificações em registros históricos de importação; e aumento na precisão nas informações relativas ao modal de transporte e unidade da federação.

A Secex destaca que as alterações não têm impacto em mercado de câmbio e, por mais que haja alguma revisão por parte do IBGE, não devem afetar os dados do Produto Interno Bruto (PIB).

 

A notícia foi publicada em 07/04/2021 no portal Valor Investe

 

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/04/07/ministerio-da-economia-muda-metodologia-das-estatisticas-da-balanca-comercial.ghtml
Calendário de eventos
Abril