facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: CRE aprova acordo entre Brasil e Paraguai que aumentará exportação para a Ásia
Notícias Veja mais
CRE aprova acordo entre Brasil e Paraguai que aumentará exportação para a Ásia - 23/03/2018

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quinta-feira (22) o acordo firmado entre os governos do Brasil e do Paraguai para a construção de uma ponte entre os municípios de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no departamento de Alto Paraguay. A ponte passará sobre o Rio Paraguai e deverá ser custeada em partes iguais pelos governos das duas nações (PDS 17/2018). A análise segue ao Plenário do Senado.

O senador Pedro Chaves (PRB-MS) — relator da matéria — ressaltou que a construção da ponte é uma reivindicação antiga dos setores produtivos ligados ao agronegócio, e sua efetivação trará um impacto significativo no escoamento da produção voltada aos mercados asiáticos, especialmente para a China, por meio do chamado corredor biocênico, que passará também pelo Chile.

— Com a construção dessa ponte e a criação desse corredor, vamos nos tornar muito mais competitivos. Esse projeto vai ao encontro dos interesses de Mato Grosso do Sul — disse Pedro Chaves, salientando que a nova ligação com o Paraguai e, por conseguinte, com o Chile, significará a possibilidade de escoar a produção de commodities diretamente pelo Oceano Pacífico.

Para o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), os benefícios econômicos são evidentes.

— É um grande negócio para nosso país. Ao custo da metade do preço de uma ponte sobre o Rio Paraguai, economizaremos 10 mil milhas marítimas para alcançarmos o [Oceano] Pacífico. O impacto de competitividade no preço de nossos produtos será enorme — afirmou Moka.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/22/cre-aprova-acordo-entre-brasil-e-paraguai-que-aumentara-exportacao-para-a-asia?utm_campaign=DOC.+FECOMERCIO+-+SELE%C3%87%C3%83O+DE+NOT%C3%8DCIAS+-+23.03.2018&utm_content=CRE+aprova+acordo+entre+Bras
Calendário de eventos
Abril