facebooklinkedin
Publicidade
:: Home :: Notícias :: Brasil busca parceria comercial com Canadá
Notícias Veja mais
Brasil busca parceria comercial com Canadá - 29/11/2016

 

Com a eleição de Donald Trump e a perspectiva de que os EUA adotem postura refratária ao avanço de acordos comerciais, o governo deve acelerar conversas para acertos com o Canadá, diz Marcos Pereira, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

"Considerando a imprevisibilidade que a eleição de Trump traz, está na hora do Brasil e do Mercosul apostarem em acordos que estavam adormecidos", afirmou o ministro à Folha. A pasta é encarregada de conduzir negociações internacionais juntamente com o Itamaraty.

Segundo ele, o tamanho da economia do Canadá (décima maior do mundo) já justificaria o movimento. Mas, além disso, há sinais recentes de que os canadenses têm real interesse num acordo.

     
Jul 9, 2015; Toronto, Ontario, Canada; A general view of the CN Tower and Toronto skyline behind the grandstand of the Beach Volleyball Centre in preparation for the 2015 Pan Am Games. Mandatory Credit: Rob Schumacher-USA TODAY Sports ORG XMIT: USATSI-230534
Vista de Torono, no Canadá

A indústria, que nos últimos anos mudou sua posição e passou a apoiar que o país firme acordos comerciais, tem feito chegar ao governo seu interesse na aproximação, afirma o ministro.

Estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria) indica que se trata de um mercado potencial bilionário e ainda pouco explorado. De acordo com a pesquisa, há oportunidades em ao menos 321 tipos de produtos que, juntos, representam um mercado de US$ 109 bilhões ao ano – hoje, o país só abocanha 1% desse montante.

Nesse grupo, estão mercadorias que o Brasil exporta a preços competitivos no mercado internacional e que o Canadá importa em grande quantidade. As maiores oportunidades estão nos setores de máquinas, alimentício, químico, de metalurgia e automotivo, aponta a pesquisa.

"Estamos terminando as negociações com o México. Se fecharmos um acordo com o Canadá, estaremos bem posicionados no Nafta", afirma Carlos Abijaodi, diretor da CNI, citando bloco que une EUA, Canadá e México.

 

DIÁLOGO

De 2010 a 2012, o Brasil e o Canadá conduziram um diálogo exploratório, espécie de ensaio para a negociação do acordo de livre-comércio.

O governo brasileiro chegou a fazer consultas ao setor privado, que demonstrou interesse em prosseguir. Mas não houve avanço por resistências do Mercosul.

O acordo do bloco sul-americano determina que seus membros negociem tratados em conjunto quando estes envolvem tarifas de importação. O acordo do Nafta não possui o mesmo tipo de regra.

Neste ano, canadenses e brasileiros voltaram a falar oficialmente sobre retomar as conversas para um acordo.

O Canadá é hoje o 18º destino de exportações brasileiras. Mas os embarques para lá têm apresentado desempenho melhor do que muitos países. De janeiro a outubro deste ano, enquanto as vendas totais ao exterior caíram quase 5%, as exportações para o Canadá subiram 2%.

Apesar do entusiasmo em relação ao Canadá, a prioridade brasileira no momento segue sendo as negociações com a União Europeia, lembra Pereira. Segundo o ministro, há esforço concentrado do governo para finalizar as bases do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu.

Folha de São Paulo
Calendário de eventos
Abril