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Banco alemão se estabelece no Brasil - 03/06/2016

 

Com o propósito de oferecer apoio a empresas europeias no Brasil, o Commerzbank, segundo maior banco da Alemanha, está abrindo uma subsidiária em São Paulo. A iniciativa também prevê a assessoria a empresas latino-americanas de grande porte que acessam o mercado de capitais, em sua trajetória rumo à Europa.

“A abertura de uma subsidiária no Brasil é uma importante etapa na nossa estratégia de internacionalização,” disse Roland Boehm, membro da Diretoria do Segmento Corporativo responsável para a Área Internacional, durante a coletiva de imprensa em São Paulo nesta quinta-feira. “O País continua sendo a sétima maior macroeconomia do mundo. Além disso, o Brasil é – de longe – a economia mais significativa da América Latina e um parceiro comercial muito importante para a Alemanha e Europa”, acrescentou.

 

 

O Commerzbank atua no Brasil há 60 anos por meio de um escritório de representação, porém deve receber em breve do Bacen a autorização para constituição de sua subsidiária em São Paulo, onde será estabelecido como Commerzbank Brasil S.A. – Banco Múltiplo, para o qual o banco designou Harald Lipkau como CEO. “Nossa posição de mercado no Brasil é única. Nenhum concorrente tem um relacionamento tão estreito e individualizado com empresas alemãs e europeias quanto o Commerzbank”, afirmou Lipkau, paulistano que iniciou sua carreira profissional no Brasil e foi, até recentemente, responsável pelas instituições financeiras do banco na Ásia.

Atualmente, mais de 1.300 empresas alemãs estão presentes no Brasil, das quais cerca de 900 ficam na região metropolitana de São Paulo – a maior concentração de empresas alemãs fora da Alemanha. Entre os produtos oferecidos pela nova filial no segmento corporativo estão operações de pagamento transnacionais, gestão de riscos e financiamento local para capital de giro, bem como financiamento estruturado para exportações e de comércio exterior.

O banco afirma que o Brasil é um importante parceiro comercial para empresas alemãs de pequeno e médio porte, em especial nos setores de engenharia mecânica, peças automotivas e indústria química. Um quinto das exportações brasileiras é destinado à União Europeia, sendo o Brasil o décimo maior parceiro comercial da região.

 

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